• Olá estranho! És novo no fórum?

    Para participares ativamente no Fórum, juntares-te às discussões ou publicares os teus próprios tópicos, precisas de ter uma conta no fórum. REGISTA-TE AQUI!

Comércio Justo

  • Iniciador do tópico DeletedUser16716
  • Data de início
Estado
Não está aberto para novas respostas.

DeletedUser16716

Convidado
Boa noite. :1f642:
Antes de mais, quero cumprimentar a maltinha toda que anda por aqui.
Hoje chego com uma dúvida relacionada com a funcionalidade, (penso que posso chamar assim) “comércio justo” que foi adicionada com a última actualização.

Primeiro, explicação pra dar contexto à coisa. Na guilda onde me encontro, sempre tivemos como principal prioridade, aquilo que consideramos ser um mercado justo, tendo em conta os custos de produção das mercadorias. Sendo que trocas, com rácio de 2:1 entre eras, da Colonial em diante, estão excluídas. Usamos a calculadora (não oficial), para a malta não fritar a carola a calcular as taxas corretas, mas ainda assim, muitos complicam, não entendem… enfim. O que gera sempre algumas controvérsias. Após a actualização e quando alguém na minha guilda referiu que “- agora já não precisamos preocupar com os rácios...”, fiquei extasiada!
Mas após uma breve análise, foi fácil constatar que existem várias lacunas, e rapidamente me desiludi. :1f641: Sendo que a opção de comércio justo apenas considera rácios 2:1, 1:1, 1:2. Sem ter em conta as eras de distância entre si. Dessa forma, considera justas, ofertas de 20 Pedra x 10 Bioplásticos, por ex. Sei que cada um usa os rácios que acha serem os mais adequados mas penso que é senso comum que a troca acima referida é tudo menos “justa”.
Ora, isto pode causar algumas confusões aos jogadores mais incautos e distraídos.
Não estou de forma alguma a criticar a funcionalidade em si, pelo contrário! Mas penso que poderia ser revista, e melhorada, considerando que se encontra desajustada.

Opiniões à parte, a minha pergunta é se está previsto num futuro próximo alguma alteração na dita opção? De maneira a tornar as trocas justas, justas. :1f609:
Como sempre é meramente a minha opinião e se acharem que estou a dizer alguma barbaridade, por favor, sintam-se à vontade para me alertar.
Obrigado.
 

North Dragon

Membro da equipa
Olá o0storm0o,

A funcionalidade de comércio justo veio para agilizar de forma mais simples as trocas comerciais. Aliás por convenção muitos dos utilizadores consideram que o comercio justo é na realidade 2:1 ou 1:2 para mercadorias de eras diferentes e 1:1 para mercadorias da mesma era. Claro que depois cada um tem a sua própria interpretação. A funcionalidade veio ajudar e não limitar, até porque podem sempre não escolher esta opção.
Relativamente a futuras alterações nesta funcionalidade não temos qualquer indicação disso mesmo.

Cumps,
North Dragon
 

DeletedUser16716

Convidado
Olá Noth Dragon.
Obrigado pela resposta.
Com todo o respeito pelas inúmeras opiniões e relativamente aos rácios, e o facto de a maioria dos jogadores considerarem taxas de 2:1 depois da colonial, não faz com as mesmas sejam corretas e justas. E fazendo as contas , tendo em conta os custos de produção, torna simples de entender porquê. Mas obviamente o objetivo do meu post não foi entrar aqui em discórdia, nem nada que se pareça, apenas exprimi o que acho estar fora de contexto e a dúvida se iria sofrer alguma alteração.
Como disse, não estou a criticar a funcionalidade, apenas a constatar algumas falhas. Lamento se a minha opinião não vai de encontro ao que pensa a "maioria"...
A questão do mercado é sempre polémica, uns concordam, outros nem por isso. Mas existem contas, passíveis de se fazer e que tornam as trocas mais justas para todos.
O que eu referi é que a opção considera "justas" trocas entre a idade do bronze e o Ártico por ex, com esse tipo de rácio. Não sendo de todo aplicável.


Agradeço a disponibilidade e atenção na resposta.
Abraço e Bom jogo.
 
Bom dia o0storm0o e North Dragon

Por estranho que parece o FOE ate tem uma calculadora para o comercio justo.
Em Guildas que estive e na que estou usava-se essa calculadora.
No exemplo que das não era possível essa troca, pois para 10 de Bioplásticos a calculadora a era mais antiga devia ser material da pos-moderna e sim 20.
Como não sei se se pode colocar aqui links de paginas, deixo a sugestão que existe uma calculadora.
Cumprimentos
 

DeletedUser16716

Convidado
Bom dia o0storm0o e North Dragon

Por estranho que parece o FOE ate tem uma calculadora para o comercio justo.
Em Guildas que estive e na que estou usava-se essa calculadora.
No exemplo que das não era possível essa troca, pois para 10 de Bioplásticos a calculadora a era mais antiga devia ser material da pos-moderna e sim 20.
Como não sei se se pode colocar aqui links de paginas, deixo a sugestão que existe uma calculadora.
Cumprimentos

Sim, como referi no post anterior , também uso a calculadora. Extremamente útil por sinal, e sempre bastante actualizada. Acredito que ate irá sofrer alterações em breve, com o possível lançamento de uma nova era (oceânica, talvez hehehe). A minha questão não se prende em como fazer as trocas justas, porque isso eu sei. :1f609: A minha dúvida foi outra. :1f642:
Apenas fazendo um pequeno reparo na tua afirmação, penso que o Foe não possui nenhuma calculadora ( oficial) ,que seja reconhecida pelo jogo. Mas caso esteja errada, que me corrijam, por favor. :1f642:
Bom Jogo.
 

medusa

Membro da equipa
Boa tarde,
Sim o0Storm0o, o FOE não tem nenhuma calculadora oficial.
Relativamente às trocas comerciais as taxas máximas e mínimas admitidas no comércio, são dois (2) e meio valor (0,5), por norma o comercio deve ser usado para os jogadores obterem mercadorias que necessitam para a sua evolução, não verificas nos mercadores propostas de mercadorias de eras diferentes mas sim da mesma era (desvantajosas).

Um jogador que se encontre no Inicio da Idade Média não necessita de mercadorias do Futuro Ártico para a sua evolução, pode começar a preparar a era seguinte e tentar conseguir mercadorias da era que se avizinha, se por algum motivo decidiu ter um Grande Edifício de uma era mais avançada nada o impede no entanto o mercado não se irá ajustar para tal permitindo outras taxas de transação.

Sendo que o jogo em toda a sua vertente procura manter a proximidade com a realidade é um "bocado" estranho a viagem no tempo para adquirir algo que ainda não "existe".
 

DeletedUser16716

Convidado
Boa noite Medusa.

Antes de mais agradeço o teu feedback, e até entendo que, enquanto supervisora, tenhas de te basear naquilo que se enquadra o jogo. Mas na verdade ao ler a tua resposta, penso que se está a perder o ponto principal da conversa. Em nenhum momento é abordado o assunto da forma correta. Provavelmente, culpa minha, não me terei explicado bem...?
Reformulando então ,devo dizer que estou de acordo com (quase) tudo o que foi referido por ti, considerando que nunca coloquei em causa, os rácios permitidos pelo jogo, nem tão pouco levei ou levo em conta as ofertas dos mercadores.
Sendo que o jogo em toda a sua vertente procura manter a proximidade com a realidade é um "bocado" estranho a viagem no tempo para adquirir algo que ainda não "existe".
Quando referi, (e entenda-se a título de exemplo) uma troca entre o bronze e o Ártico (ridícula, "estranha", fora de contexto, como quiseres chamar), foi apenas para dar ênfase ao ponto principal. Que é a caixa de confirmação "comércio justo" adicionada recentemente. Que é totalmente contraditória. Quero salientar que me estou a referir a trocas posteriores à colonial, porque claramente estamos todos de acordo, e todos consideramos justas, as trocas 2x1 ate aos finais da idade média. Certo? Contas simples, porque os custos de produção duplicam a cada mudança de era. Mas se o exemplo dado por mim, foge assim tanto da realidade posso perfeitamente dar um mais simples e "realista", e que permite ver com facilidade aquilo que quero dizer. Então, vamos a 1 troca da Industrial para a Progressiva (era adjacente) à razão de 2x1, e considerada "justa" segundo o "comércio justo":
Custos de produção INDUSTRIAL: 20 Fertilizante - 12.800 moedas e mantimentos.
Custos de produção PROGRESSIVA: 20 Peças de Máquinas - 16.000 moedas e mantimentos.

Troca 2x1:
30 Fertilizante (19,200 recursos cada) X 15 Peças Máquinas (12,000 recursos de cada)

Quem oferece o Fertilizante terá uma perda de 7,200 moedas e mantimentos. Perda essa que será muito mais evidente numa troca de 200 mercadorias por ex.
Pode ser colocada por opção do jogador? Pode. Aceita quem quiser ? Claro que sim!
Mas É justa? Óbvio que não.

A mesma troca, mas de forma justa:
30 Fertilizante (19,200 moedas e mantimentos) X 24 Peças Máquinas (19,200 moedas e mantimentos).

Realista o suficiente?

A palavra "justo" só tem 1 significado. Justo, quer dizer justo. E não, "quase justo".

O que sempre quis dizer (e atenção, sempre com o maior respeito pelo trabalho desenvolvido) é que ao ser adicionada uma funcionalidade, intitulada de "comércio justo", esta deveria ter sido configurada para o ser de facto.
Apenas referi (o que eu considero) um "lapso" que poderia ser revisto e amplamente melhorado, bastando apenas que os cálculos efetuados pela funcionalidade fossem os corretos. Não alterando em nada o estado actual do mercado.
E caso um jogador quisesse fazer uma negociação usando os seus próprios critérios, nada o impediria de o fazer.

Bom Jogo
 

Onun Bastiaan

Membro da equipa
Bom dia,

Entendo perfeitamente o teu principio e até cálculos, no entanto permite-me, discordo totalmente enquanto jogador.

A dificuldade para um jogador da Era Industrial em conseguir produzir 10.000 moedas e mantimentos é muito diferente de um jogador da Era Progressiva. A título de exemplo a CM da EI fornece 12.600 moedas e a da EP fornece 18.900 moedas, isto apenas num único edifícios, trocando por "miúdos", um jogador de era mais recente obtém mais recursos, digo, muito mais recursos, quando comparado a um jogador de era anterior.

Assim que deixo a questão no ar, quem perde o quê na seguinte troca?
A mesma troca, mas de forma justa:
30 Fertilizante (19,200 moedas e mantimentos) X 24 Peças Máquinas (19,200 moedas e mantimentos).

Mais uma vez, realço, que é apenas a minha opinião pessoal, e como tal nunca aceitaria e muito menos propunha qualquer uma das trocas que deste como exemplo, fazer cálculos dos custos de fabrico de mercadorias fará todo o sentido, só e apenas só se os intervenientes no "negócio" estiverem a trocar mercadorias de eras a que não pertençam, pelo que trocarei sempre mercadorias 1:1 desde que do mesmo tipo, ou seja, não-refinada por não-refinada, refinada por refinada e bi-refinada por bi-refinada.

Como muito bem referes, justo quer dizer justo, portanto e como podes ter percebido pelas minhas palavras na minha opinião os teus exemplos não são justos. Qual é a troca mais justa?
- 30 Fertilizantes (19,200 moedas e mantimentos) por 24 Peças Máquinas (19,200 moedas e mantimentos);
- 30 Fertilizantes (19,200 moedas e mantimentos) por 30 Peças Máquinas (24,000 moedas e mantimentos);

jus·to
(latim justus, -a, -um)
adjetivo

1. Conforme ao direito.
2. Conforme à razão.
3. Imparcial, reto. ≠ INJUSTO, PARCIAL
4. Razoável, sensato.
5. Exato.
6. Ajustado.
7. Adequado.
8. Que ajusta ou assenta bem.
9. Apertado. ≠ LARGO

Quero com isto dizer que não existe qualquer "lapso", existe liberdade para os jogadores trocarem as suas mercadorias, dentro de certos limites obviamente, e como também já referiste "Pode ser colocada por opção do jogador? Pode. Aceita quem quiser ? Claro que sim!"

Bem-hajas!
 

DeletedUser16716

Convidado
Olá Onun.
Agradeço a resposta. Primeiro quero esclarecer, que o objetivo primordial do meu post foi a partilha de ideias e a discussão das mesmas, e não gerar qualquer tipo de hostilidade, mal estar, ou quaisquer outros sentimentos similares. Respeito as opiniões alheias, e tento sempre que as minhas, e tudo aquilo que escrevo tenha fundamento para receber respostas igualmente fundamentadas. Tendo sempre em mente que o FOE é um jogo.
Industrial em conseguir produzir 10.000 moedas e mantimentos é muito diferente de um jogador da Era Progressiva. A título de exemplo a CM da EI fornece 12.600 moedas e a da EP fornece 18.900 moedas, isto apenas num único edifícios, trocando por "miúdos", um jogador de era mais recente obtém mais recursos, digo, muito mais recursos, quando comparado a um jogador de era anterior.

De facto! E dou- te toda a razão, mas com esta declaração, apenas reafirmas aquilo que tento dizer. Usando palavras tuas, se a CM de jogador que se encontra na EP produz "muito mais recursos", porque motivo é que numa troca de 2x1 o dito jogador de era mais avançada fica sempre a ganhar?
Como podes verificar:
30 Fertilizante (19,200 recursos cada) X 15 Peças Máquinas (12,000 recursos de cada)

Quem oferece o Fertilizante terá uma perda de 7,200 moedas e mantimentos
Então seguindo o teu exemplo o jogador que supostamente está na era mais baixa (EI), onde a câmara municipal fornece menos moedas, onde os edifícios de produção de mantimentos, produzem menos e tendo em conta:
A dificuldade para um jogador da Era Industrial em conseguir produzir 10.000 moedas e mantimentos é muito diferente de um jogador da Era Progressiva.
Penso que não faz qualquer tipo de sentido que o jogador que se encontra na era abaixo e que tem todas as dificuldades inerentes acima descritas, seja prejudicado.

Respondendo então à tua pergunta:
Assim que deixo a questão no ar, quem perde o quê na seguinte troca?
A mesma troca, mas de forma justa:
30 Fertilizante (19,200 moedas e mantimentos) X 24 Peças Máquinas (19,200 moedas e mantimentos).
Na troca em questão, ninguém perde nada. Desculpa, não consigo entender de outra forma. Perdoa a ignorância.

discordo totalmente enquanto jogador.
Respeito, aceito e não discuto estratégias, até porque estamos num jogo que permite várias, e cada um tem a sua e usa as ferramentas que tem, conforme entender. Mas se me permites, considero que és inteligente, coerente e ponderado, e acredito que tiras conclusões baseadas em factos, e não pelo que diz a "maioria". - Quem vai pela cabeça dos outros, é o Piolho. :1f603: -
Analisando de forma clara, podemos considerar que existem variantes que podem levar a que uma ou outra matéria seja mais "valiosa" seja por escassez na vizinhança ou pelo tamanho que as fábricas ocupam na cidade. Ou um jogador pode ter gasto recursos consideráveis para além dos custos de produção (por exemplo, se as mercadorias foram saqueados de outro jogador à custa da perda de tropas, que elas próprias exigem ouro, mantimentos e tempo para treinar) e usar isso para negociar quaisquer mercadorias que estão com faltas visíveis no mercado, inflacionando o “preço” das mesmas... Ou a dificuldade que um determinado jogador teve para conquistar um sector com depósito de mercadorias etc. Tudo exemplos, mas esses tipo de situações nunca pode ser quantificado em números de forma a tornar-se justo. Aceita quem quiser. E eu estou de acordo com isso tudo. Eu mesma já aceitei várias trocas que considero ilegais.
Eu sei que as negociação no mercado livre são uma parte importante do jogo. Logo externamente, não existe um conceito absoluto de comércio justo. E dou-te toda a razão!!! Agora pergunto, variantes à parte, para considerar uma troca justa, quais são os factores a ter em consideração então?
Como muito bem referes, justo quer dizer justo, portanto e como podes ter percebido pelas minhas palavras na minha opinião os teus exemplos não são justos. Qual é a troca mais justa?
- 30 Fertilizantes (19,200 moedas e mantimentos) por 24 Peças Máquinas (19,200 moedas e mantimentos);
- 30 Fertilizantes (19,200 moedas e mantimentos) por 30 Peças Máquinas (24,000 moedas e mantimentos);
Não entendo a relação. Referes aqui uma troca 1:1 com mercadorias de eras adjecentes? Bem, vou responder enquanto jogadora, obviamente faria a troca de 30x30 de bom grado, dando os fertilizantes e recebendo as peçinhas, considerando que seria muito mais vantajosa para mim. :1f603: Mas vamos a factos. É uma troca que tendo o "comércio justo" selecionado, o jogo nem te permite fazer, porque corrige o rácio para 2x1 automaticamente. Estou errada? Entao acho que o exemplo dado por ti, neste caso, não se aplica ao que está a ser discutido. Que volto a referir, é a caixa de "comércio justo"... (Agradecendo a amabilidade na colocação da definição de "justo" hehehe)
Objetivamente , a troca justa seria (na minha opinião) 30x24.... Baseado em factos e não em suposições.

Quero com isto dizer que não existe qualquer "lapso", existe liberdade para os jogadores trocarem as suas mercadorias, dentro de certos limites
Com o devido respeito, a 'liberdade' já existia, sempre existiu, e penso que continuaria a existir mesmo que a "caixinha" de comércio justo fizesse as contas de forma precisa, bastava que para isso, não fosse selecionada.

Para terminar acho que o meu post, veio mais em "jeito" de sugestão, do que outra coisa qualquer. Realço que é apenas a minha opinião, e o bom das opiniões, é que cada um tem as suas, e valem pelo valor que têm. :1f609:
E perdoa o post no mínimo, gigante. :rolleyes:
Respeitosamente
Storm.
 

Onun Bastiaan

Membro da equipa
Bom dia,

Deixa-me esclarecer que não entendi qualquer hostilidade nas tuas mensagens, muito pelo contrário, expuseste a tua opinião, a qual fundamentaste, o que como sempre é de louvar, se em qualquer altura da minha mensagem passei uma ideia contrária, desde já apresento as minhas desculpas.

Acredito que com diálogo é possível encontramos sempre pontos em comum e a partir desses "nascerem" afinidades e dando voz a uma máxima desta casa: "comportamento gera comportamento", pelo que se uma discussão, mesmo sobre o tema mais "quente", for realizada de forma cordial e respeitosa, a resposta do outro lado será sempre dentro dos mesmos termos. Naturalmente se uma pedra for atirada, é bem provável que regressem 2.

Não irei contra-argumentar as tuas ideias, pois penso que ambos conseguimos fazer passar com sucesso os mesmos, é a vantagem de uma discussão saudável, a minha opinião não precisa de ser melhor que a de ninguém, nem sequer mais verdadeira, no entanto parece-me que deixei escapar um pormenor, e bem importante.

- 30 Fertilizantes (19,200 moedas e mantimentos) por 24 Peças Máquinas (19,200 moedas e mantimentos);
- 30 Fertilizantes (19,200 moedas e mantimentos) por 30 Peças Máquinas (24,000 moedas e mantimentos);

Pareceu-me óbvio, mas está mais que visto, que de óbvio não teve nada. No exemplo, a troca foi proposta por um jogador que necessita de Peças de Máquina, portanto, eu receberia 30 unidades de Fertilizante e daria 30 unidades de Peças de Máquina a esse jogador em necessidade, de outra forma o meu texto anterior não faria qualquer sentido.

Bem-hajas!
 

DeletedUser16716

Convidado
Olá.

Nao, não, de todo! Não há o que desculpar, porque também não encontrei qualquer tipo de animosidade nas tuas. Se referi esse ponto, foi apenas porque, quando escrever é a única forma de comunicar e de passar a mensagem podemos por vezes não ser claros o suficiente, e quem a recebe interpretar de forma contrária.
Pareceu-me óbvio, mas está mais que visto, que de óbvio não teve nada.
Foi óbvio, e eu entendi. :1f609: Levei na brincadeira, e virei pró meu lado.:1f603: Apenas para reforçar o que já havia dito. Se alguém fica a ganhar, não é justo. Isto claro, sempre no contexto da "checkbox" do dito comércio justo.
Mas tal como disseste (e bem), penso ambos conseguimos passar o ponto de vista. E eu compreendi perfeitamente o teu. :1f609:

Posso no entanto deixar-te a minha opinião pessoal e (neste caso) meramente especulativa.
Acho verdadeiramente que grande parte dos jogadores de FOE, encara o "comércio justo" como um conceito idealista, que visto assim, e sendo considerado um "ideal" parece algo transcendente ou inatingível. Quando não é. Nem é invenção. É pura matemática.
E quando falo dos custos de produção e os uso nos cálculos para chegar a uma conclusão lógica, é porque de facto são a única coisa que se pode usar para determinar o "justo". Se não repara, se considerássemos outros factores, factores externos mais personalizados, tendo em conta o espaço e a população, por ex - como é uma relação comercial 1:1 entre papel e porcelana poderia ser considerada justa, se tu podes colocar 2 fábricas de papel no mesmo espaço que colocas apenas 1 fábrica de porcelana? Hehehe :1f609:
Resumindo e para não te continuar a "melgar" com este assunto, finalizo dizendo que lamento apenas, ter de recorrer a um site de terceiros para verificar os comércios, quando o poderia fazer ingame. :1f641:

E obrigado mais uma vez, pela atenção dispensada.

Respeitosamente
Storm
 
Boa noite,

Estou feliz de ver aqui este post, dá sempre jeito discutir estes pequenos detalhes onde há diversas maneiras de ver a coisa.

Houve aqui uma frase que me chamou à atenção:
"Um jogador que se encontre no Inicio da Idade Média não necessita de mercadorias do Futuro Ártico para a sua evolução[...]"

Penso que o problema aqui não será alguém tentar comprar mercadorias de idades avançadas mas sim beneficiar de trocas ao contrário.
Como falo de forma confusa dou um exemplo:
- Jogador A, na Era Moderna pensa em desistir do jogo e conferencia com os amigos;
- Jogador A não se convenceu em ficar a jogar então antes de desistir decide "doar" todas as suas mercadorias;
- Jogador A oferece através do mercado todas as suas mercadorias da Moderna ao seu colega, o jogador B;
- Uma vez que o jogador A não irá continuar, o jogador B trocou tudo por mercadorias da Era do Bronze, enchenco os seus armazéns de mercadorias da Moderna praticamente de borla.

Sei que isto é uma situação pontual e não seria recorrente, seria em principio uma situação de acontecer 1x (a não ser que se tenha amigos a jogar propositadamente para beneficiar uma conta X). No entanto, o jogador B foi amplamente beneficiado em relação a todos os seus amigos, colegas, vizinhos, etc. :rolleyes:

Agora voltando ao ponto do tópico, penso que a checkbox com o Comércio Justo deveria permitir apenas trocas 1:1 na mesma era e 2:1 em eras adjacentes. Para qualquer outra troca de várias Eras de diferença ou com rácios diferentes deveria ser apenas conseguida ao retirar o "check" na checkbox.

Dito isto, acho que não faz muito sentido ter essa opção apenas nos dispositivos móveis, ou sou apenas eu que não encontro a opção ao jogar no computador?! :1f615:

E agora perguntam vocês, "Falas bem [muito] mas não dizes o que é que consideras justo...!"
Começo por dizer que jogo na mesma guilda da Storm, ou seja, guio-me estritamente pelas ofertas da calculadora (que não é oficial). Não tenho qualquer problema com isso e continuarei a fazer de bom grado. However, na minha opinião, as trocas justas são 1:1 da mesma Era e 2:1 de Eras adjacentes - SEMPRE.
Porquê?
Eu explico... :1f603:
  1. O custo para produzir mercadorias em Moedas e Mantimentos torna-se irrisório à medida que avançamos nas Eras. Eu tenho milhões de ambos, duvido que venha a ter escassez de um ou de outro por produzir mercadorias a mais, daí não achar que seja esse o único fator a ter em conta quando se calcula o que é justo ou não;
  2. O custo do edificio em Moedas e Mantimentos aumenta (se bem que, tal como no ponto anterior, não será fator decisivo);
  3. O tamanho dos edificios aumenta. Não apenas os de produção de mercadorias mas todos! Ou seja, torna-se cada vez mais dificil organizar o espaço;
  4. A população necessária para cada edificio de mercadorias aumenta bastante;
  5. A partir da moderna é necessária uma mercadoria anterior para produzir a atual. Cada mercadoria torna-se muito mais preciosa pois é necessário ter alguma sorte para se conseguir conjugar os depósitos que permite a produção da mercadoria atual com os depósitos para a produção da mercadoria necessária para produzir essa mercadoria atual (que confusão);
  6. Para chegar à próxima idade foi necessário um investimento enorme em mercadorias, mantimentos, moedas e PFs para navegar através da árvore das pesquisas.
Se cada detalhe fosse tido em conta, cada mercadoria teria um rácio próprio, mesmo dentro da própria Era. Daí achar que o 2:1 para Eras adjacentes é o ideal já que a mercadoria mais avançada é muito mais valiosa pela dificuldade em obtê-la.

Espero ter conseguido explicar tudo de forma clara, a esta hora já não tenho capacidade para ler tudo novamente sem me deixar dormir no teclado :1f61c:
 

DeletedUser16716

Convidado
Olá Dropx!!
Eu é que fiquei feliz, por ver a tua mensagem. E fiquei ainda mais feliz, por a mesma ser um "testamento" cá dos meus. :1f61c:

De facto, a Dropix e eu partilhamos a mesma guilda e como podem verificar, temos opiniões divergentes acerca deste assunto em particular e não é por isso que deixamos de jogar em harmonia e camaradagem. Que aliás, é o lema da nossa "casa". :1f609: Provando que quando a partilha de ideias é saudável, as diferenças, pouco importam. :1f642:
Como sabes, respeito imenso a tua opinião. Não a vou refutar.
Mas já me conheces, e sabes que tenho de realçar alguns pontos...:1f603:

Para chegar à próxima idade foi necessário um investimento enorme em mercadorias, mantimentos, moedas e PFs para navegar através da árvore das pesquisas.
Será relevante? Considerando que o investimento que é necessário fazer para avançar nas pesquisas e consequentemente mudar de era, é igual para todos os jogadores?
O custo para produzir mercadorias em Moedas e Mantimentos torna-se irrisório à medida que avançamos nas Eras.
Concordo. Mas se "transformarmos" essas moedas e mantimentos em mercadorias, repara:

Troca (injusta) 2x1- 200 Fertilizante X 100 peças de máquinas.
Consideras justo certo, certo?
Na minha opinião não, a troca justa seria 200x160. Por todos pontos que já referi.
Então, neste caso seriam 60 peças de máquinas a menos, que o jogador da indústrial iria receber.

Entendo tudo o que consideras, mas
  • custo do edificio em Moedas e Mantimentos aumenta (se bem que, tal como no ponto anterior, não será fator decisivo);
  • O tamanho dos edificios aumenta. Não apenas os de produção de mercadorias mas todos! Ou seja, torna-se cada vez mais dificil organizar o espaço;
Estás a esquecer que o jogador que vem na era adjacente anterior, irá também ele, passar por todas essas dificuldades.
Podemos quantificar? Não me parece.
Se cada detalhe fosse tido em conta, cada mercadoria teria um rácio próprio, mesmo dentro da própria Era.
Aqui, terei de concordar. :1f603: e remeto para o que já havia dito
Se não repara, se considerássemos outros factores, factores externos mais personalizados, tendo em conta o espaço e a população, por ex - como é que uma relação comercial 1:1 entre papel e porcelana poderia ser considerada justa, se tu podes colocar 2 fábricas de papel no mesmo espaço que colocas apenas 1 fábrica de porcelana?
Para termos em conta todas as variantes que referes, o "comércio justo" teria de ser ainda mais personalizado e abrangente. E seria praticamente impossível de calcular. Na minha humilde opinião, se assim fosse, as trocas comerciais seriam uma confusão. E no mercado, reinaria a Anarquia.
Não é possível quantificar a "dificuldade", porque a meu vêr, é igual para todos.
Se considerarmos as dificuldades que determinado jogador tem em organizar a cidade, ou a conquistar determinada província, ou até mesmo as dificuldades que tem na gestão de todos os seus recursos, como faríamos as contas?
Não é lógico.
A dificuldade é algo muito relativo, porque o que foi "complicado" para mim, pode não ter sido para ti. Eu (jogador) posso ter optado por um caminho diferente dos demais. Penso que "escolhas", estratégias, opções, tempo disponível para jogar, dificuldades inerentes a um objetivo traçado - são tudo factores, impossíveis de quantificar. Volto a reforçar que o FOE é um jogo de estratégia, e as opções que os jogadores fazem, não podem nunca ser consideradas no conceito de "trocas comerciais justas".
Aqui para nós que ninguém nos ouve ... Sabes que estando na moderação de uma guilda, a tentar explicar á maltinha o que é justo, não é fácil. E quantificar todo esse conceito que defendes de forma a tornar-se de facto "justo", de forma a fazer sentido em números (que são as únicas coisas, quantificáveis) e mais importante, que se baseie em factos é quase impossível.
Imagina esta situação: na guilda onde estamos usávamos esse rácio amplamente divulgado (e que tu defendes), 2:1, em todas as eras. Ninguém nunca reclamou, tudo corre bem... Até que um dia, um membro (mais perspicaz
e alerta) faz esta declaração - " o comércio da nossa guilda não é justo, baseado nestes factos.... " E pimba! Faz as contas passíveis de se fazer e apresenta-me a sua opinião devidamente fundamentada. Como é que se consegue contra-argumentar, factos? Como é que eu iria conseguir defender a minha ideia? Como poderia refutar as afirmações do dito membro? Iria alegar a "dificuldade" que se teve em chegar a era? Ou o tamanho da fábrica?
Não me parece que conseguisse ser convincente o suficiente, mesmo com todo o poder argumentativo que possuo... :1f609:

E mais uma vez, fiz post enorme, desculpem. :rolleyes:

Respeitosamente
Storm
 

DeletedUser16067

Convidado
só um aparte... ali em cima o Storm faz as contas ao custo das mercadorias e dá dois exemplos, contas bem feitas e tal mas eu coloco mais uma variavel na equação!

o tempo... qt custa em tempo produzir aqueles recursos naquelas eras? para além de ser mais barato produzir as mercadorias na progressiva é teoricamente mais rápido (desculpem não fazer as contas certas) produzir 24000 moedas/mantimentos na progressiva do que 19200 na industrial (e sem contar com os GE) por isso isto do comércio juto tem muito que se lhe diga.

E dentro das eras nem todos os edificios de mercadorias ocupam o mesmo espaço e no entando todas produzem o mesmo.

--------------------------------------------------------------------------------------

só um aparte... ali em cima o Storm faz as contas ao custo das mercadorias e dá dois exemplos, contas bem feitas e tal mas eu coloco mais uma variavel na equação!

o tempo... qt custa em tempo produzir aqueles recursos naquelas eras? para além de ser mais barato produzir as mercadorias na progressiva é teoricamente mais rápido (desculpem não fazer as contas certas) produzir 24000 moedas/mantimentos na progressiva do que 19200 na industrial (e sem contar com os GE) por isso isto do comércio juto tem muito que se lhe diga.

E dentro das eras nem todos os edificios de mercadorias ocupam o mesmo espaço e no entando todas produzem o mesmo.

Publicação Moderada:
Publicação mesclada. Por favor evita o double post, usa a opção editar.
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser16716

Convidado
Olá notável xicocbt.

Só pra deixar claro, é "a" Storm. :1f609:
Deixa-me dizer, que tenho visto vários posts teus, nos quais é possível avaliar, alguns aspectos básicos. Nunca me meti em nenhum deles, porque sempre considerei que eram assuntos aos quais eu pouco poderia acrescentar. Mas considerando que vieste dar a tua (sempre bem fundamentada) opinião, e referiste o meu nome, sinto-me no direito de também te dar a minha. :1f603: Um desses aspectos que eu refiro, é a tua capacidade de interpretação acerca do que é escrito pelos demais, que com todo o respeito, me parece bastante (editado). Perdoa a franqueza. Dito isto aconselho-te vivamente a leres TODO o tópico. Mas com a atenção que penso, que ele merece. Não duvido que compreenderás o assunto em questão e acho que quase tudo o que já foi dito, responde ao teu comentário. E possivelmente até irás aprender umas coisas, sobre como manter uma discussão saudável.
Por isso mesmo não vou pegar em nenhuma das tuas declarações para responder. E entenda-se, não é por não conseguir, ou por falta de argumentos, é simplesmente porque penso que nunca iríamos encontrar nenhum ponto em comum e iríamos ficar a "bater boca" eternamente... Não vale mesmo a pena.
E pra quem gosta de "ditados populares" tenho um que a minha avó usava e que se adequa muito bem (editado):
"Lavar a cabeça a burros, é gastar sabão" (com todo o respeito pelos burros, claro!).

Respeitosamente
Storm.


Publicação Moderada:
Publicação editada por motivos estéticos
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser16067

Convidado
ok! devo falar chinês mas tudo bem, primeiro eu não falei para si (e desculpe ter dito "o" e não "a") em segundo apenas a mencionei para indicar do que ia falar e em terceiro não respondi ao que disse so acrescentei algo.

e com todo o respeito (editado) a quem conheça minimamente...

moderador: eu não enviei 2 posts. isto é que deu erro e é tudo um só, não sei o que se passou


Publicação Moderada:
Publicação editada por motivos estéticos
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser16716

Convidado
com todo o respeito (editado) a quem conheça minimamente...
Hehehe
Que encanto. :1f603:

Antes de mais quero pedir desculpas aos moderadores e restantes membros, se acaso disse algo ofensivo. Nunca foi minha intenção chamar "burro" a ninguém. :1f61c: Aposto até que se os animais pudessem falar͵ certamente eles diriam: "Como é burro esse tal de Ser Humano". :1f603: (Comigo obviamente, incluída).
E aproveitando pra esclarecer, que o ditado aplicado, é apenas facultativo, lamento que tenha ferido a suscetibilidade de alguém.
Não foi de todo intenção.
Queria com isto dizer ao estimado xicocbt, que ler é importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental. :1f609:

Respeitosamente
Storm
 
Queria com isto dizer ao estimado xicocbt, que ler é importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental. :1f609:


Storm


Bolas... onde anda uma caneta, mas de oiro que eu assino este comentário com a maior lentidão possível, para não mais me esquecer desta pequena demonstração, sobre aquilo que muitos já lhe tentaram dizer... É que foi na muche mesmo.. Ja vai levar com um gosto por causa disso
 

DeletedUser16067

Convidado
Hehehe
Que encanto. :1f603:

Antes de mais quero pedir desculpas aos moderadores e restantes membros, se acaso disse algo ofensivo. Nunca foi minha intenção chamar "burro" a ninguém. :1f61c: Aposto até que se os animais pudessem falar͵ certamente eles diriam: "Como é burro esse tal de Ser Humano". :1f603: (Comigo obviamente, incluída).
E aproveitando pra esclarecer, que o ditado aplicado, é apenas facultativo, lamento que tenha ferido a suscetibilidade de alguém.
Não foi de todo intenção.
Queria com isto dizer ao estimado xicocbt, que ler é importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental. :1f609:

Respeitosamente
Storm


então diga onde e quando eu falei para si? é que uma coisa é mensionar parte do seu nickname outra é falar directamente para si e como dizia o Scolari"e depois o burro sou eu?" mas realmente tenho que lhe dar razão, nunca devia ter comentado algo, porque já se percebeu que não é qualquer um que pode dar uma opinião.

fique bem e poupe-me com frases feitas
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Topo