• Olá estranho! És novo no fórum?

    Para participares ativamente no Fórum, juntares-te às discussões ou publicares os teus próprios tópicos, precisas de ter uma conta no fórum. REGISTA-TE AQUI!

Packs de felicidade

  • Iniciador do tópico DeletedUser4843
  • Data de início
Estado
Não está aberto para novas respostas.

DeletedUser4843

Convidado
Ora viva a todos

Não sei se já repararam, mas o jogo peca um bocado por ser demasiado fechado com números e pouco com necessidades.

Passo a explicar: Todos os jogadores querem acrescentar felicidade à sua aldeia. Afinal a felicidade aumenta a produtividade e como tal permite maior recolha de recursos e alimentos em menos tempo.

A questão é que a felicidade só interessa no seu valor. Ou seja, dado que os edifícios e decorações que fornecem felicidade ocupam o tão valioso espaço, o que interessa é que o que é construído ofereça a maior felicidade possível pelo menor custo e espaço possivel.

Quer isso dizer que em determinadas alturas do jogo uma escola será algo que todos ponderarão colocar. A Escolha oferece 240 de felicidade, num espaço 3x3.
A questão é que pouco depois, no mesmo espaço surgem as tabernas que já oferecem 280 de felicidade. E depois surgem as estalagens com 330, e depois os mercados com 430, e depois os médicos com 470.

Apesar de o custo destas instalações não ser o mesmo, a verdade é que cedo ou mais tarde todos se vão deparar com a necessidade de optimizar o espaço. E assim sendo, todas as escolas e edifícios subjacentes, darão lugar a postos médicos criando cidades completamente atípicas.

Será que isto é minimamente coerente com a realidade? Uma cidade sem uma escola, uma taberna, uma estalagem, um mercado, e só postos médicos?

O que recomendava então. A existência daquilo que designo por packs de felicidade. Ou seja, situações que apesar de desvantajosa a curto prazo, se revelariam vantajosas a longo prazo no que toca à felicidade.

Por exemplo, cinco postos médicos ofereceriam 1880 de felicidade. E que tal se o jogo propusesse oferecer 2820 de felicidade (o equivalente a 6 postos médicos) ao jogador que juntasse na sua cidade uma escola, uma taberna, uma estalagem, um mercado e um posto médico? (não se tratariam de pontos de felicidade adicionais, mas sim substitutos dos que normalmente obteria (240+280+330+430=1280).

Estaríamos a falar em ambos os casos em 5 edifícios 3x3, mas se no primeiro caso teríamos 5 médicos, no outro teríamos 5 edifícios diferentes. Sairia mais barato de produzir, mas em contra-partida traria mais dificuldades à manutenção da felicidade em valores elevados até os cinco estarem completos, beneficiando depois o jogador por esse sacrifício ao oferecer a mesma felicidade que um conjunto de 6 postos médicos com apenas 5 edifícios.

O único senão desta situação seria que para a obtenção do bónus, os edifícios teriam de existir na cidade desde a era em que foram desbloqueados. Isto impediria no futuro os jogadores de irem criar edifícios mais baratos e das eras anteriores, para obter a felicidade adicional.

Este exemplo poderia existir com packs de 2, 3, 4 e 5 edifícios. Traria uma nova componente de estratégia e de gestão ao jogo, e certamente todos apreciariam ao criar cidades com uma maior diversidade de edifícios.

Naturalmente que o que aqui refiro poderá apenas ser uma base para a ideia que até poderia ser ligeiramente diferente, mas sempre tendo em conta a diversificação de edifícios.

Infelizmente caso esta situação seja implementada, ou jogadores actuais que não puderam beneficiar dela nas devidas eras teriam de obter uma benesse qualquer de compensação. Mas essa teria de ser deixada ao critério dos programadores.

Digam o que acham...
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser4843

Convidado
Como já devem ter reparado há um erro na mensagem de cima. O valor de felicidade de 6 postos médicos é 2350 e não 2820.
 

DeletedUser4527

Convidado
É uma boa ideia. Manteria alguma estética na cidade em vez de termos linhas de produção com edifícios iguais.
Chamaste "packs", mas talvez o melhor termo fosse "sets" ou "coleções" de edifícios culturais.

Outra forma da tua ideia funcionar, talvez fosse simplesmente dar um bónus quando tens 2,3,4,5... edifícios culturais diferentes, fosse qual fosse a idade de cada um. E esse bónus poderia depender, ou do edifício mais avançado, ou do que estivesse no meio.
Da forma como sugeriste também funcionaria bem e aí poderia-se simplesmente atribuir um valor fixo a cada "pack/set" predefinido de edifícios culturais.

De qualquer forma, a ideia é criar um incentivo de modo a que seja mais rentável ter edifícios culturais diferentes como oposição a tê-los feitos em série e todos iguais. As cidades ficariam esteticamente bem mais apelativas.
 

DeletedUser4843

Convidado
Vejo que percebeste a ideia. Uma cidade deveria ter vários factores para funcionar. A escola é importante pela cultura, o hospital pelos cuidados de saude. E ambos dão felicidade. Mas será lógico ser mais interessante ter dois hospitais do que uma escola e um hospital? Acho que deveria haver benesses pela diversidade de forma a incentivar. E assim as nossas cidades seriam bem mais interessantes.
A questão é que como referi, os edificios teriam de vir detrás, da respectiva era. Senão isso seria apenas uma forma de se conseguir felicidade por menos dinheiro. Mas quem sabe se mesmo com essa situação a coisa não poderia ser benéfica? Pelo menos estéticamente seria sempre.
 

DeletedUser14517

Convidado
A sugestão/ideia foi registada.
Tópico Fechado e Arquivado.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Topo